terça-feira, 26 de julho de 2011

::: O longo e imemorável inverno de 2011

Luz e sombra, é verdade, venho a imaginar, gostam de brincar de ser um o outro.
A luz chega em qualquer canto do universo em sua carreira alucinada, apenas para perceber que a escuridão do vazio já está ali, esperando por ela, sorrindo ironicamente. Na primeira vez que isso aconteceu, naquela vez primeira em que o escuro fitou o olho da claridade, ambos sabiam que estavam destinados juntos. A quê? Até hoje procuro a resposta observando, à noite, as estrelas tão pálidas enleadas (ou será, sequestradas?) na pala preta do breu do escuro do vácuo do universo da lonjura do outro lado do meu chão.

---
Pausa para uma plêiade:
Celaeno
~ Celaeno ~
---

Um dia, não se sabe qual, a luz tocou o ombro do escuro e no escuro fez-se a luz, sabendo a luz o dia em que o escuro tornava-se mais escuro. E a luz, terá escurecido o dedo que tocou tão negro ombro?
Outro dia, não sabe-se bem quando, a luz chega com pressa para entregar-se a rabiscados amantes (rabiscados de preto, sempre, preto no branco), disfarçando a casa como castelo e de ofício seu hábito de adoração. O escuro, observando, vai lá escurecer o madrigal.
"Estranho!"

"Claro?"

Passou-se tanto tempo. Como pode paracer tão pouco?
O escuro não se reconhece mais. Ficou tão mais claro. Abomina-se. Cobrir-se-ía com seu cuspe mais desdenhoso se ao menos um grão ínfimo de coragem tivesse.
Mas e a luz? Quanto dela escureceu? Escureceu?

O que é desvirtuado sob a luz era tão óbvio na escuridão. Mas e agora que está mais claro, como conviver com esses pecados tão desnudos, tão à vista, tão coitados?
Haverá um dia apenas luz?

Alguéns, em coro, juntaram-se às sombras e entoaram seu canto:
Sonhe, escuridão, com a luz.
Vai-te escuridão, aqui fica a luz.
Adeus, escuridão, deixa livre a luz.

Vai-se a escuridão. Esvai-se a escuridão. Torna-se claro o dia. Só claro, sem mácula aparente da escuridão.

E talvez agora, em sonhos, a escuridão reze para que a luz já não esteja mais tão clara.
Suplico-te, luz, esteja escura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário