domingo, 19 de julho de 2009

Apaixonado por sonhos

Cá estou eu apaixonado por sonhos mais uma vez...
Posso estar tropeçando sem nunca terminar de cair, mas consigo achar que de vez em quando estou subindo ao invés de ir encontro ao chão. Mas quando a cara toca o chão, vejo quanto tempo perdi caindo...

Bem... dizem por aí, longe de nós aqui, que os sonhos são representações do que vimos durante o dia. Me apaixonei por sonhos, e esses sonhos não vieram do éter. Antes, vieram de alguém. Ou através de alguém. Maldita seja a sina do homem apaixonado, pois para o amor não correspondido nem a morte ou o esquecimento são conforto. Nem o mais amargo dos venenos serve de ungüento, nem a mais afiada das facas ajuda a cicatrizar.
Mas bendita seja a força do homem que não se acovarda e tenta fugir. Enfrentar é o que faço. Sempre fiz, continuarei fazendo, se tiver de fazê-lo. O que não me mata (e não vai matar) me fortalece. Mas se pudesse escolher, prefiriria ser mais amado do que forte, mais fraco mas mais correspondido...

Mulheres, cuidem bem do homem que arranjaram, pois um coração de homem é uma pedra que quando quebra nunca mais volta a ser como era. Homens, cuidem bem do coração das mulheres que arranjaram, pois são de vidro e cortam tão certo quanto se estilhaçam! E para aqueles que ainda estão procurando o vidro para quebrar ou a pedra para lascar, não tenho nem consolo nem conselho. Não há mão amiga o suficiente nem afago agradável que chegue para quem tem cacos ou pó no peito.




--- Poema: Versos Íntimos, de Augusto dos Anjos ---

Vês! Ninguém assistiu ao formidável

Enterro de tua última quimera.

Somente a Ingratidão - esta pantera -

Foi tua companheira inseparável!


Acostuma-te à lama que te espera!

O Homem, que, nesta terra miserável,

Mora entre feras, sente inevitável

Necessidade de também ser fera.


Toma um fósforo. Acende teu cigarro!

O beijo amigo é a véspera do escarro,

A mão que afaga é a mesma que apedreja.


Se a alguém causa inda pena a tua chaga,

Apedreja essa mão vil que te afaga,

Escarra nessa boca que te beija!

(Eu, 46)

2 comentários:

  1. a dorei os poemas todo que realmente tocam o coração.....
    não sei se estou a paixonada so sei que meu coração se transborda de emoção a cada poema lido....
    emcantada
    *penellopy

    ResponderExcluir